A Central de Acessos é o Portal de Autenticação aos sistemas da universidade por meio de identificação única.
Para acessar a Central de Acessos será necessária a criação da sua Identificação UNESP e uma nova senha no primeiro acesso.
O sistema apresentará uma lista de sugestões possíveis para sua identificação e apenas uma opção deverá ser escolhida.
A escolha da Identificação UNESP determina seu login/usuário na Central de Acessos, bem como seu e-mail institucional "@unesp.br". A concessão do e-mail institucional será baseada em regra prevista na Portaria Unesp 373/2018.
Clique aqui para criar sua nova Identificação UNESP.
Se a mensagem apresentada for "Usuário cadastrado com nome abreviado", será necessário procurar a seção responsável para que corrijam a forma como seu nome está cadastrado. Por exemplo, se for funcionária deve procurar o RH.
Para a mensagem "Cadastro não encontrado", também deve entrar em contato com a seção responsável.
Depois de ter criado sua Identificação UNESP e nova senha para acessar a Central de Acessos, na tela de login preencha o campo identificação e senha. Lembrando que sua Identificação UNESP será aquela que selecionou no seu primeiro acesso, por exemplo: joao.silva.
Caso tenha se esquecido da identificação que selecionou, clique aqui.
Para recuperar sua senha, clique aqui.
Após 5 tentativas de acesso não sucedidas, seu usuário será bloqueado por questões de segurança. Nesta situação, dirija-se ao Setor de Informática da sua unidade para que os devidos procedimentos sejam realizados.
Ao se cadastrar na Central de Acessos, você escolheu sua Identificação Unesp. Essa identificação é utilizada para acessar todos os sistemas e serviços da Unesp, como rede wi-fi, portal de sistemas e e-mail.
Sua Identificação Unesp pode ser alterada apenas em casos de alteração de nome civil ou nome social.
Caso sua conta seja liberada para alteração, entre na Central de Acessos e siga os passos do tutorial abaixo. Lembre-se que ao alterar sua Identificação na Central de Acessos implicará no acesso aos serviços, como rede Eduroam e e-mail institucional, se houver. Seus e-mails, arquivos e dados não serão perdidos.
Caso queira acessar um sistema que já esteja disponível na Central de Acessos e seja público, você poderá fazer sua solicitação no menu "Solicitar acesso". Para sistemas que não são públicos é necessário entrar em contato com a ESU (Equipe de Suporte ao Usuário) do sistema.
Consulte a relação dos sistemas e suas respectivas equipes de suporte aqui.
Também será a ESU que responderá dúvidas sobre o sistema.
Siga as instruções descritas em: https://www2.unesp.br/portal#!/eduroam/instrucoes-gerais/.
Caso continue com problemas, procure a Diretoria Técnica de Informática (DTI) de sua unidade.
Para dúvidas e tutoriais de como configurar a VPN acesse: https://www2.unesp.br/portal#!/vpn
Caso continue com problemas, contate vpn@unesp.br ou procure a Diretoria Técnica de Informática (DTI) de sua unidade.
Para o e-mail institucional centralizado sua senha será a mesma da Central de Acessos, e poderá acessá-lo pelo link: http://email.unesp.br
Para dúvidas e tutoriais de como ativar e usar seu email institucional acesse: https://www2.unesp.br/portal#!/google-g-suite/perguntas-frequentes/.
Por políticas da Unesp, todas as mensagens enviadas pelos Sistemas Institucionais passaram a ser remetidas apenas às contas de e-mail da unesp(@unesp.br) para aqueles que ativaram o email da Unesp no GSRedes.
No entanto, você pode configurar um encaminhamento automático para um e-mail particular. Acesse sua conta de e-mail da Unesp pelo endereço http://email.unesp.br (usando seus dados de identificação e senha da Central de Acessos Unesp) e siga estas instruções: https://support.google.com/mail/answer/10957?hl=pt-BR.
A ESU (Equipe de Suporte ao Usuário) da Central de Acessos pode ser contatada por meio do formulário de contato disponível aqui.