Central de Acessos

O que é a Central de Acessos?

A Central de Acessos é o Portal de Autenticação aos sistemas da universidade por meio de identificação única.

Qual meu usuário e senha para acessar?

Para acessar a Central de Acessos será necessária a criação da sua Identificação UNESP e uma nova senha no primeiro acesso.

O sistema apresentará uma lista de sugestões possíveis para sua identificação e apenas uma opção deverá ser escolhida.

A escolha da Identificação UNESP determina seu login/usuário na Central de Acessos, bem como seu e-mail institucional "@unesp.br". A concessão do e-mail institucional será baseada em regra prevista na Portaria Unesp 373/2018.

Clique aqui para criar sua nova Identificação UNESP. Abrir passo a passo

Não consigo me cadastrar, o que fazer?

Se a mensagem apresentada for "Usuário cadastrado com nome abreviado", será necessário procurar a seção responsável para que corrijam a forma como seu nome está cadastrado. Por exemplo, se for funcionária deve procurar o RH.

Para a mensagem "Cadastro não encontrado", também deve entrar em contato com a seção responsável.

Não consigo acessar minha conta, o que fazer?

Depois de ter criado sua Identificação UNESP e nova senha para acessar a Central de Acessos, na tela de login preencha o campo identificação e senha. Lembrando que sua Identificação UNESP será aquela que selecionou no seu primeiro acesso, por exemplo: joao.silva.

Caso tenha se esquecido da identificação que selecionou, clique aqui.

Para recuperar sua senha, clique aqui.

Minha conta foi bloqueada, o que fazer?

Após 5 tentativas de acesso não sucedidas, seu usuário será bloqueado por questões de segurança. Nesta situação, dirija-se ao Setor de Informática da sua unidade para que os devidos procedimentos sejam realizados.

Desejo alterar minha identificação, é possível?

Ao se cadastrar na Central de Acessos, você escolheu sua Identificação Unesp. Essa identificação é utilizada para acessar todos os sistemas e serviços da Unesp, como rede wi-fi, portal de sistemas e e-mail.

Sua Identificação Unesp pode ser alterada apenas em casos de alteração de nome civil ou nome social.

Caso sua conta seja liberada para alteração, entre na Central de Acessos e siga os passos do tutorial abaixo. Lembre-se que ao alterar sua Identificação na Central de Acessos implicará no acesso aos serviços, como rede Eduroam e e-mail institucional, se houver. Seus e-mails, arquivos e dados não serão perdidos.

Abrir passo a passo
Gostaria de ter acesso a um sistema e/ou tenho dúvidas sobre ele, quem pode me ajudar?

Caso queira acessar um sistema que já esteja disponível na Central de Acessos e seja público, você poderá fazer sua solicitação no menu "Solicitar acesso". Para sistemas que não são públicos é necessário entrar em contato com a ESU (Equipe de Suporte ao Usuário) do sistema.

Também será a ESU que responderá dúvidas sobre o sistema.

Não consigo conectar à Eduroam, quem pode me ajudar?

Caso já tenha criado sua Identificação UNESP e nova senha na Central de Acessos, siga o tutorial para configuração da rede Eduroam.

Lembrando que para acesso a Eduroam deve usar sua Identificação UNESP acrescida de "@unesp.br", por exemplo: joao.silva@unesp.br, e a senha cadastrada na Central de Acessos.

Ainda assim não consegue se conectar? Procure o suporte técnico da sua unidade.

Ainda tenho dúvidas, quem pode me ajudar?

A ESU (Equipe de Suporte ao Usuário) da Central de Acessos pode ser contatada por meio do formulário de contato disponível aqui.